Saturday, August 29, 2009

Nonsense a paisagem

Punhados prédios repetem-se ao olhá-los
Plágios prédios médios detesto-os Exílios
de todos, aos domingos Sujos e nublados



Nem o sol encanta-os O sol que levanta
as copas das árvores Acende-as e verdes
Ao passo do azul O céu é São Paulo
As ruas Os prédios arranham os olhos
O céu do olhar Aqui o poema refuga



Os carros ganham a rua Eu sou um cavalo

Friday, August 28, 2009

0 comments

Desdém e desprezo. Lidamos com livros. Lidamos com arte. Temos relevância para a educação e cultura.

Eu não me iludo mais. Não recebemos aplausos, mas desprezo, sobretudo dos agentes econômicos. Dos que investem na aparência da cultura e de quem gosta de espalhar quinquilharias. Vale o falso.

Queremos apenas a viabilidade do ofício. Nossos interlocutores nos desprezam e desdenham nossos desejos de mudança, nossos simples desenhos, nossas palavras.

Sinto-me honrada. Eu também desdenho as opiniões desdenhosas. Faço meu trabalho. Como criador, continuo teimando como na palavra de São Paulo aos romanos: "... chamar à existência as coisas que não existem." Eu quero um livro novo, um cabelo novo, uma casa nova, uma convivência nova. Reinventar a ética (é eterna) e banir os receptadores de livros alheios, com a complacência corporativa para a falta de ética de quem pensa que é célebre na área, convoca um bom nome para encobrir o malfeito com uma apresentação assinada, e julga que se safou, porque publicou bons livros, fez boa história editorial, cultivou a imprensa, mas, desprezando escrúpulos e os procedimentos mais básicos da cortesia editorial universalmente praticada pelas verdadeiras casas editoras, exorbitou diante de um par, supondo que a mulher mais frágil lhe fosse páreo fácil para atropelar com a falta de ética. Para toda eternidade, não é.

0 comments. Difícil postar comentários. mesmo para mim. Recebemos telefonemas, e-mails. citações. Mas escrevemos para o 0 comments. Menos no breviario.org, lá, eu me chamo Ludâmbula (A noiva de Chagall, meu primeiro post) e somos muitos, alguns falam bem postam bastante, dialogando.

Aviso: estou brigando contra os receptadores de livros de outros catálogos, fazendo o jogo do tradutor "canalha" (este adjetivo não foi dado por mim, mas por outro editor que já trabalhou com este tradutor desleal -- deslealdade e falta de consideração -- é do que o chamo esse bajuladorzinho de circunstância). Eu lhe paguei uma quantia alta e tenho recibo e ele me acusa de não pagá-lo. Vou exibir publicamente o recibo assinado por ele, diante dos meus pares da Libre 0 comments. Devo dizer que recebi apoio, em e-mails particulares, fora da rede de editores, de alguns pares. Os receptadores, infelizmente, em nossa rede de discussão, que precisa de aprimoramento, foram salvos pela complacência corporativa, sobretudo da diretoria que se vai, pessoas simpáticas, mas o senso de justiça não se pauta por simpatias. Há juízos iníquos, não somente juízes iníquos. Em termos de ética editorial, não fui complacente nem com meu irmão, não o seria com minha mãe. Vale o ético.

Agora temos nova presidente. Eu celebro a chegada da corajosa Christina Warth, liderança que sabe muito sobre editoras independentes e suas reivindicações. Costuma afrontar os monstros, como fez há pouco tempo, contestando uma licitação viciada de compra de livros pela Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro, que foi anulada. Um poço de desinformação dos agentes públicos, que muitas vezes favorecem inocentemente a esperteza de quem se julga grande e imune diante da indiferença geral, da nossa alienação distraída. Grandes são os pequenos. Bem-vinda, Cristina! Hoje temos entrevista dada por ela ao Blog do Galeno. Admirável e mobilizador Blog do Galeno. Todos lemos e citamos. Leiam a entrevista da Christina Warth no Blog do Galeno.

A propósito, dou início aqui, ou melhor, dou prosseguimento à campanha contra as apostilas e os pacotes delas que são vendidos aos incautos senhores prefeitos. O desdém e o desprezo pelo livro viram rotina nas redes de colégios do interior, particulares, nas redes municipais, todos engolem pacotes prontos. Que os programas sérios livros do MEC e do FNDE e do Estado de São Paulo (falo do Estado, as prefeituras, salvo exceções) possam contaminar a municipalidade enganada pelos pacotes empresariais do ensino. Não são verdadeira educação, perigosas distorções culturais indevidamente celebradas pelo ufanismo fácil.

Acossados por desprezo e desdém, nós, deste ofício relevante, sim, continuemos a falar de livros, essa questão suprapartidária, mas que precisa da adesão dos senhores prefeitos, dos senhores secretários municipais dos municípios do Brasil. Esqueçam os mascates de apostilas e seus pacotes fechados da pseudoeducação mecanizada.

Saturday, August 22, 2009

O governo não entende o mundo do livro A imprensa não entende o mundo do livro

O governo não entende o mundo do livro. A imprensa não entende o mundo do livro. É preciso ouvir a todos, grandes e pequenos, sobretudo as editoras independentes, grandes e pequenas.

Fazer livros implica necessariamente vender livros. Fazer livros. Vender livros. Uma obrigação com o público. Fazer livros traz implícita a responsabilidade de criar público para o livro editado. Porque chover no molhado é uma prerrogativa dos editores de demanda. Os editores de criação, estes sim transformam o mercado, com suas publicações na contracorrente da ditadura do mercado. O consumo do néscio, sem criticidade. Mas meu assunto aqui interage com isso, mas não é propriamente isto.

O governo não entende o mundo do livro. A imprensa não entende o mundo do livro. Porque pescam pelas beiradas. O governo simplesmente ignora as dificuldades dos editores, criando-lhes armadilhas com apelos de boa vontade. O programa "Mais Cultura" (do MinC, por exemplo, tem uma meta para distribuir 2.500 exemplares dos títulos selecionados para as bibliotecas públicas. Por contingenciamento de verbas, a entrega é dividida em pequenas partes. Se o editor fizer 300 livros, vai ter de pagar tão caro como se fizesse de uma vez os 2.500 exemplares. Então o editor opta por fazer os 2.500 exemplares. Mas a gráfica não perdoa tamanha espera. Falam que, com a desoneração fiscal do Pis e do Cofins, os livros deveriam estar mais baratos. Como, se temos de financiar, com as consignações, desde as grandes livrarias (salvo exceções) até as gráficas que sobem seus preços como querem? Os editores optantes pelo Simples não foram favorecidos com a desoneração do Pis e Cofins, acabam pagando mais. Em geral, os editores mantêm os preços dos livros. A conquista do equilíbrio nas interações promoverá a viabilidade do negócio editorial, trará mais bons livros, barateará os preços. A punição pela escolha do ofício relevante pune a todos, trava com outros fatores a educação e a cultura, ou melhor, a cultura de volta à educação. A universidade já se preocupa com o multiletramento, não apenas o letramento apenas instrumental. Afinal, que bela frase, como gostei de ouvi-la e quero sempre repeti-la: "Tornamo-nos analfabetos na cultura ocidental". O que não exclui o apreço pelo Oriente, incluir as outras culturas não significa excluir a nossa própria cultura, a memória dela, queimar nosso berço, mesmo que se torne um retrato na parede e doa.

Existe um desequilíbrio na cadeia gráfico-editorial-governo-distribuidores-livrarias que precisa ser atacado, criando-se o equilíbrio, o que é verdadeiro bom negócio para todas as partes, incluindo o público, que tem de ser ampliado, ainda "em termos de posteridade" (citação de uma expressão de Antonio Candido, em Literatura e Sociedade, em um capítulo sobre o público).

Leio jornais todos os dias, mas as matérias sobre mercado editorial, ainda estão parcialíssimas.
É uma obrigação da boa imprensa aprofundá-las. E é obrigação do governo, não criar facilidades, mas viabilidade econômica para as vocações editoriais de ponta, em geral pequenos editores, que abrem estradas e têm seus carros encravados por práticas equivocadas e informações truncadas. Melhor, desinformações generalizadas. Quando a imprensa irá fundo no assunto? A imprensa, quando se torna porta-voz dos problemas do livro leva o governo a refletir. E a aprimorar as regras, como ocorreu com as compras do MEC-FNDE, abandonando o modelo de obras por encomenda para alimentar o programa "Literatura em Minha Casa", uma distorção contra as obras literárias pelo fato de oficiar receitas que levavam ao facilitário e ao truncamento de obras clássicas, premiando o poder econômico, e tirando o direito de o público escolar saborear as obras de catálogo. O MEC, bom ouvinte, ouviu, e os livros de catálogo podem até alimentar uma nova versão do Literatura em Minha Casa. O Caderno 2 do Estadão foi fundamental para que essa discussão fosse desencadeada, em matéria produzida pelo hoje integrante do UOL, Haroldo Ceravolo Sereza. Foram ouvidos os pequenos editores e , a partir dessa antológica matéria, as obras de catálogo foram recuperadas para compor o acervo do PNBE -- Programa Nacional Biblioteca da Escola. Programa exemplar, suprapartidário, mas que naturalmente pode ser estimulado por políticos com olhos de justiça cultural, que contemplem todos os atores da cadeia do livro. Não se precisa dizer que os desdobramentos daquela matéria do Caderno 2 do Estadão beneficiam os atores da Cadeia do livro até hoje, pois as reflexões decorrentes continuam movendo-se. Reforço, a questão do livro é e será sempre suprapartidária.

Precisamos repetir: fazemos livros para a continuidade. Não para o Cria cuervos. Maravilhosas são as ferramentas tecnológicas, para editar e vender livros, mas elas por si só não fazem de seu mero uso amador um editor, um designer, todos os ofícios afins que interagem na produção de um livro. Na hora de buscar o público, precisamos de aliados, não do desperdício inútil de energias em esperas inúteis, combates inúteis . Justamente por causa dos que deveriam apoiar a economia do livro, conhecendo-a a fundo, não pelas beiradas. Não somos um mingauzinho.

Audiolivro, e-book, livro de papel, livro de pano, todas as plataformas de leitura, o livro encontra-se ainda na era do pré-consumo. Cabe a todos os atores que interagem na cadeia do livro, criar público. Fazer público. Governo e imprensa, que se informem melhor, há fontes.

Thursday, August 20, 2009

Susan Boyle

A mulher mais feia
pode ser mais bela
que a mulher bonita
Tia Delmina


Reescrevo:

A mulher mais feia
pode ser mais bela
que a mulher bonita
Susan Boyle



Reescrevam, citando outros nomes.

Wednesday, August 19, 2009

Tempo, tempo, tempo, tempo Ser editor, hoje

Tenho postado poemas. Eu os copio e posto. Porque estou correndo. Quero passear.

O que quero dizer sobre livros e mercado editorial fica adiado. As pressões que não busquei neste ofício roubam-me o tempo. Estou buscando recuperá-lo, buscando vida com prioridades e tempo, tempo, tempo, dez anos para atravessar a rua.

Fazer e procurar vender livros são duas paixões: a paixão (entusiamo e alegria infinda até a visualização encantada, tocar o objeto, sonho feito carne, vida eterna de um bom livro) ao mesmo tempo que sofrer a Paixão (calvário do ofício e seus sabotadores, os que nos desprezam, por omissões, palavras e atos). Vão me dizer que tenho uma linguagem judaico-cristã. Por que não? É minha herança. Sou fruto da civilização judaico-cristã e não me envergonho mais, embora abra cada vez meus olhos para outras culturas e religiões. Que eu respeito, mas não são minhas.

Ainda vou falar das minhas lembranças acesas de Minas. Quando eu era criança, a casa velha da minha avó (as casas antigas derrubadas chamavam-se casas velhas). Durante a estação das águas eu achava que também aquela casa pudesse cair. Desmancharam, mas não caiu.

É moda arranjar derivativos de religiões orientais e praticar de modo folclórico. Cada um se converte ao que quer e se nos apresentam os fundamentalismos light. É moda. Uma ofensa ao Oriente, sabedoria e o esplendor, a simplicidade calma, os poemas japoneses. Amá-los, sim, mas não são eu. A alteridade que preza o ecumênico na autenticidade da origem.

Para mim, chega. Hoje descubro que a Academia (a universidade) fala em multiletramento e nesse contexto proclama-se um analfabetismo na cultura ocidental. A nossa cultura.

Anuncio que sou católica. Fui batizada em Minas. Fugi e voltei.

Tuesday, August 18, 2009

Estação 2009

Derreter. Sorvetes e gestos Frutas maduras
Os morangos estão mais caros As violetas
roxas Escondiam-se sob a folhagem Rosas
eternas Rosas visitá-las em Poços de Caldas
Um ponto sobre o lugar A revista entrevista
Assim brinco, soletro, quero O namorado virá
O novo ou o antes O namorado chega

Ficarei pronta O fogo os cabelos
se reacenderão Pois ergui-me para o insensato
A fuga de casa e a devastação da sala
com os restos dos pratos Após um banquete
lavaremos toda a louça Na outra manhã

A noite encantada A vida num quarto

A noite não é apenas um quarto

Brinco com os efeitos Mas quero juras
Todas as verdades não mercenárias

Monday, August 17, 2009

Na boca da Noite

Eu sempre quero vir esfregar-me às palavras
lançando-me em pinceladas soltas
As tintas sobre o deserto das ruas quando
a cidade se abriga às casas Que os transeuntes
apagam-se Não há outro mundo

Apenas o escrever Desaparece o que me assombra
Dar nomes ao horror e à hostilidade gratuita
cerrar-me ao amor, ao invisível, apaziguado o medo
pintar a parede do edifício esguio Com essas

palavras rasgar a boca do monstro

Quando a chave de casa Será como verbo

toda palavra um abre-te sesamo

Saturday, August 08, 2009

ACTA Media 7o. Simpósio Internacional de Artemídia e Linguagens Digitais

Acta Media 7o. Simpósio Internacional de Artemídia e Linguagens Digitais
e ao mesmo tempo lançamento do livro ARTEMÍDIA E CULTURA DIGITAL, de 7 a 12 de agosto, na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, no Museu de Língua Portuguesa - Estação da Luz, na PUC - Pontifícia Universidade Católica, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Anexos convites para Simpósio e lançamento do livro Artemídia e Cultura Digital, Musa Editora.

Caros autores, palestrantes e colaboradores. Agradecemos a divulgaçao deste evento. Vejam programação, abaixo:

A tênue fronteira entre o virtual e o real e o conceito de Cíbrido são temas de conferências na Casa das Rosas e no Museu da Língua Portuguesa

7º Simpósio Internacional de Artemídia e Linguagens Digitais reúne especialistas internacionais; evento gratuito acontece de 07 a 12 de agosto

A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e o Museu da Língua Portuguesa, instituições ligadas à Secretaria de Estado da Cultura, promovem, de 07 a 12 de agosto, o 7º Simpósio Internacional de Artemídia e Linguagens Digitais. O evento, que tem por objetivo investigar práticas discursivas, culturais, linguísticas e midiáticas que revelam a relação entre o virtual e o real, conta com a coordenação do professor doutor Artur Matuck (ECA-USP e PGEHA-USP), e com a colaboração da Comissão Organizadora da USP, formada pelos professores doutores Elza Ajzenberg (ECA-USP e PGEHA-USP), Alecsandra Mathias (MAC-USP), Guilherme Carboni (PPG-COM, ECA-USP), Carlos Zibel (FAU-USP) e Aline Novais de Almeida (IEB-USP).

“O objetivo principal deste ano é expandir o conceito de Cíbrido, termo utilizado pelo arquiteto americano Peter Anders para designar um objeto híbrido, participando igualmente do ciberespaço e do espaço físico”, explica Artur Matuck. “A membrana que separa o mundo físico do virtual é muito mais tênue do que se imagina”.

O Simpósio, que inclui na programação conferências com tradução simultânea e lançamento do livro Artemídia e Cultura Digital, de Artur Matuck e Jorge Luis Antonio, pela Musa Editora, reúne professores e pesquisadores nacionais e internacionais como Marcelo Cornis Pope e Bernardo Piciche (Virginia Commonwealth University – VCU – EUA); Pedro Andrade (Faculdade de Belas Artes de Lisboa - Portugal); Victor Aquino (ECA-USP), Lucia Santaella (PUC-SP) e Philippe Willemart (FFLCH-USP).

Esta edição do Simpósio, que também terá encontros na Universidade de São Paulo (USP) e na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), complementa os trabalhos iniciados no “Languages and Cultures in Cybrid Practices”, realizado entre 15 e 17 de abril, no Monroe Park Campus da VCU, em Virginia, nos EUA.

A programação:

07 de agosto

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

17h: Evento de Abertura

Recepção e lançamento do livro Artemídia e Cultura Digital, de Artur Matuck e Jorge Luis Antonio (organizadores), Musa Editora/Fapesp/PGEHA-USP

17h30: Projeto Performance-Música - Un0Opera

Por Vanderlei Lucentini & Núcleo In_Táctil

18h30: O cíbrido nos processos sociomaquínicos: identidades cíbridas

Por Artur Matuck

19h30: Imaginação literária e cultural no Pós-Guerra Fria: modelos alternativos de interação cultural (ministrada em inglês com tradução simultânea)

Por Marcel Cornis-Pope (MATX-VCU, Richmond, EUA)

20h30: Sonoridades cíbridas nas Américas

Por Edwin Ricardo Pitre Vásquez

08 de agosto

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Das 10h às 12h: Estratégias Criativas em Mídias Contemporâneas

Mediação: professor doutor Artur Matuck (ECA & PGEHA)

- Espaços da escrita e processos autorais: a reinvenção da autoria em meio digital

Por Beatriz Martins (PPG-COM-USP)

- As ferramentas do pensar no espaço cíbrido

Por Maria Goretti Pedroso (PPG-COM-USP)

- O lugar da arte contemporânea: o espaço expositivo

Por Caroline Cabral Rocha (PGEHA-USP)

- Conceito e definições de cíbrido: alcance e derivações do sentido na esfera da Arte e das Ciências Humanas

Por Victor Aquino (CRP-ECA-USP)

Das 13h às 15h: O Futuro do Cíbrido

Mediação: Carlos Zibel Costa (FAU-USP)

- Tecnologia, cultura e cidade: futuros para o projeto da complexidade

Por Caio Adorno Vassão (FAAP-SP)

- Tecnologia de Realidade Aumentada

Por Romero Tori (POLI-USP)

- Escrituras cíbridas: fontes tipográficas digitais baseadas em letras de mão

Por Priscila Lena Farias (FAU-USP e Centro Universitário Senac de São Paulo)

- Videogames e ciborgs: rumo à atualização

Por Roger Tavares (Centro Universitário Senac de São Paulo)

Das 15h30 às 18h: O Conceito do Autor na Perspectiva Histórica e Social

- O direito autoral e as obras indígenas e colaborativas

Por Guilherme Carboni (ECA-USP)

- A crítica genética e os originais literários na era virtual

Por Verónica Galíndez Jorge (GELLE – DLM – FFLCH-USP)

- Processo criativo como redes em construção

Por Cecilia Salles (PUC-SP)

- Visibilidade e vigilâncias digitais e aura virtual: Walter Benjamin na Web 2.0

Por Pedro de Andrade (CAPP, Portugal)

09 de agosto

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Das 10h às 12h30: O Projeto Cíbrido na Histórica Mediática

Mediação: Caroline Cabral Rocha (PGEHA-USP)

- Herói-Zero-herói: cibernética e criatividade

Por Anja Pratschke (FAU-USP de São Carlos)

- O pluralismo da cibermídia

Por Lucia Santaella (TIDD – PUC-SP)

- Para além da comunicação entre homens

Por Nilton Bahlis dos Santos ( NEXT-ICICT-Fiocruz, Rio de Janeiro)

- A emergência do estético em projetos de realidade cíbrida

Por Lucia Leão

Das 13h30 às 16h: Estratégias Criativas no século XX em Artemidia

Mediação: Guilherme Carboni (ECA-USP)

- A arte contemporânea entre os conceitos de espaço da obra e de espaço de acontecimentos

Por Carlos Zibel Costa (FAU-USP)

- Desafios pós-modernos de representações etnocêntricas e globalistas de espaços urbanos

Por Marcel Cornis-Pope (MATX-VCU, Richmond, EUA)

- Escrita, hipertexto e literatura na sociedade de investigação

Por Pedro Andrade

- Futurismo e expressão mediática

Por Bernardo Piciche (VCU, Richmond, EUA)

10 de agosto

PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

16h: Reconfigurando as humanidades na era da comunicação multimediática: o doutorado interdisciplinar em mídia, arte e texto na Virginia Commonwealth University

11 de agosto

Museu da Língua Portuguesa

Das 10h às 12h: O Projeto Cíbrido nas Linguagens Mediáticas

Mediação: Artur Matuck (ECA & PGEHA)

- Imanência, Emergência e Rede

Por Naira Ciotti

- Filosofias do pós-humano

Por Massimo Di Felice

- Ser editor, hoje: o século XXI e as novas tecnologias

Por Ana Cândida Costa e Raquel Matsushita

Das 13h às 15h30: Autoria e Leitura em Culturas Textuais

Mediação: Artur Matuck (ECA & PGEHA)

- O movimento futurista italiano considerado por Pirandello

Por Bernardo Piciche (VCU, Richmond, EUA)

- Interações entre autores e leitores através de comunicação em redes

Por Marcel Cornis-Pope (MATX-VCU, Richmond, EUA)

- O efeito da escritura: um novo sujeito

Por Philippe Willemart

16h: Palestra de Encerramento

Direito romano, Dante e o autor italiano na história literária

Por Bernardo Piciche (VCU)


12 de agosto

Museu de Arte Contemporânea, no campus Cidade Universitária, Universidade de São Paulo

Das 10h às 13h: Planejamento de projetos e publicações

Mediação: Artur Matuck (PGEHA-USP e ECA-USP)

Participação de: Marcel Cornis-Pope e Bernardo Piciche (VCU, Richmond, EUA); Pedro de Andrade (CAPP, Lisboa, Portugal); Guilherme Carboni e Veronica Galindez-Jorge (USP).

Serviço - 7º Simpósio Internacional de Artemídia e Linguagens Digitais - De 7 a 12 agosto de 2009

Vagas: 50 por evento

Participantes que freqüentarem pelo menos 75% das conferências receberão certificado.

Para confirmação da presença é necessário enviar e-mail, após cada sessão, para: actamedia7@gmail.com

Informações:

www.poiesis.org.br/casadasrosas ou pelo e-mail actamedia7@gmail.com

(11) 3285 6986

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Endereço: Av. Paulista, 37, próximo à Estação Brigadeiro do Metrô

Tels.:(11) 3285-6986 ou (11) 3288-9447

www.poiesis.org.br/casadasrosas

Estacionamento conveniado: Alameda Santos, 74

Museu da Língua Portuguesa

Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro

Telefone: (11) 3326-0775 E-mail: museu@museudalinguaportuguesa.org.br

Site: www.museudalinguaportuguesa.org.br

MAC USP Cidade Universitária

Rua: da Reitoria, 160 - Cidade Universitária

Tel.: (11) 3091.3039

PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, PUC-SP

Rua: Caio Prado, 102 – Consolação

Auditório, 1o andar

Mais informações para a imprensa:

Comunicare Consultoria de Comunicação – (11) 5594 4174

Adriana Cavalcanti – adriana@comunicareonline.com.br

Fabio Alberici de Mello – fabio@comunicareonline.com.br

Vivian Teixeira – vivian@comunicareonline.com.br




--
Artur Matuck =:-)
Associate Professor
School of Communications and Arts [ECA]
University of Sao Paulo [USP]
Graduate Program in Aesthetics and Art History [PGEHA]
Studio phone: 55-11-3667-9510
Cell phone: 55-11-82172-0194






--
Artur Matuck =:-)
http://www.actamedia.org/arturmatuck/
Associate Professor
School of Communications and Arts [ECA]
University of Sao Paulo [USP]
Graduate Program in Aesthetics and Art History [PGEHA]
Studio phone: 55-11-3667-9510
Cell phone: 55-11-82172-0194



Anexos convites para Simpósio e lançamento do livro Artemídia e Cultura Digital, Musa Editora.

Caros autores, palestrantes e colaboradores. Agradecemos a divulgaçao deste evento.

A tênue fronteira entre o virtual e o real e o conceito de Cíbrido são temas de conferências na Casa das Rosas e no Museu da Língua Portuguesa

7º Simpósio Internacional de Artemídia e Linguagens Digitais reúne especialistas internacionais; evento gratuito acontece de 07 a 12 de agosto

A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e o Museu da Língua Portuguesa, instituições ligadas à Secretaria de Estado da Cultura, promovem, de 07 a 12 de agosto, o 7º Simpósio Internacional de Artemídia e Linguagens Digitais. O evento, que tem por objetivo investigar práticas discursivas, culturais, linguísticas e midiáticas que revelam a relação entre o virtual e o real, conta com a coordenação do professor doutor Artur Matuck (ECA-USP e PGEHA-USP), e com a colaboração da Comissão Organizadora da USP, formada pelos professores doutores Elza Ajzenberg (ECA-USP e PGEHA-USP), Alecsandra Mathias (MAC-USP), Guilherme Carboni (PPG-COM, ECA-USP), Carlos Zibel (FAU-USP) e Aline Novais de Almeida (IEB-USP).

“O objetivo principal deste ano é expandir o conceito de Cíbrido, termo utilizado pelo arquiteto americano Peter Anders para designar um objeto híbrido, participando igualmente do ciberespaço e do espaço físico”, explica Artur Matuck. “A membrana que separa o mundo físico do virtual é muito mais tênue do que se imagina”.

O Simpósio, que inclui na programação conferências com tradução simultânea e lançamento do livro Artemídia e Cultura Digital, de Artur Matuck e Jorge Luis Antonio, pela Musa Editora, reúne professores e pesquisadores nacionais e internacionais como Marcelo Cornis Pope e Bernardo Piciche (Virginia Commonwealth University – VCU – EUA); Pedro Andrade (Faculdade de Belas Artes de Lisboa - Portugal); Victor Aquino (ECA-USP), Lucia Santaella (PUC-SP) e Philippe Willemart (FFLCH-USP).

Esta edição do Simpósio, que também terá encontros na Universidade de São Paulo (USP) e na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), complementa os trabalhos iniciados no “Languages and Cultures in Cybrid Practices”, realizado entre 15 e 17 de abril, no Monroe Park Campus da VCU, em Virginia, nos EUA.

A programação:

07 de agosto

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

17h: Evento de Abertura

Recepção e lançamento do livro Artemídia e Cultura Digital, de Artur Matuck e Jorge Luis Antonio (organizadores), Musa Editora/Fapesp/PGEHA-USP

17h30: Projeto Performance-Música - Un0Opera

Por Vanderlei Lucentini & Núcleo In_Táctil

18h30: O cíbrido nos processos sociomaquínicos: identidades cíbridas

Por Artur Matuck

19h30: Imaginação literária e cultural no Pós-Guerra Fria: modelos alternativos de interação cultural (ministrada em inglês com tradução simultânea)

Por Marcel Cornis-Pope (MATX-VCU, Richmond, EUA)

20h30: Sonoridades cíbridas nas Américas

Por Edwin Ricardo Pitre Vásquez

08 de agosto

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Das 10h às 12h: Estratégias Criativas em Mídias Contemporâneas

Mediação: professor doutor Artur Matuck (ECA & PGEHA)

- Espaços da escrita e processos autorais: a reinvenção da autoria em meio digital

Por Beatriz Martins (PPG-COM-USP)

- As ferramentas do pensar no espaço cíbrido

Por Maria Goretti Pedroso (PPG-COM-USP)

- O lugar da arte contemporânea: o espaço expositivo

Por Caroline Cabral Rocha (PGEHA-USP)

- Conceito e definições de cíbrido: alcance e derivações do sentido na esfera da Arte e das Ciências Humanas

Por Victor Aquino (CRP-ECA-USP)

Das 13h às 15h: O Futuro do Cíbrido

Mediação: Carlos Zibel Costa (FAU-USP)

- Tecnologia, cultura e cidade: futuros para o projeto da complexidade

Por Caio Adorno Vassão (FAAP-SP)

- Tecnologia de Realidade Aumentada

Por Romero Tori (POLI-USP)

- Escrituras cíbridas: fontes tipográficas digitais baseadas em letras de mão

Por Priscila Lena Farias (FAU-USP e Centro Universitário Senac de São Paulo)

- Videogames e ciborgs: rumo à atualização

Por Roger Tavares (Centro Universitário Senac de São Paulo)

Das 15h30 às 18h: O Conceito do Autor na Perspectiva Histórica e Social

- O direito autoral e as obras indígenas e colaborativas

Por Guilherme Carboni (ECA-USP)

- A crítica genética e os originais literários na era virtual

Por Verónica Galíndez Jorge (GELLE – DLM – FFLCH-USP)

- Processo criativo como redes em construção

Por Cecilia Salles (PUC-SP)

- Visibilidade e vigilâncias digitais e aura virtual: Walter Benjamin na Web 2.0

Por Pedro de Andrade (CAPP, Portugal)

09 de agosto

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Das 10h às 12h30: O Projeto Cíbrido na Histórica Mediática

Mediação: Caroline Cabral Rocha (PGEHA-USP)

- Herói-Zero-herói: cibernética e criatividade

Por Anja Pratschke (FAU-USP de São Carlos)

- O pluralismo da cibermídia

Por Lucia Santaella (TIDD – PUC-SP)

- Para além da comunicação entre homens

Por Nilton Bahlis dos Santos ( NEXT-ICICT-Fiocruz, Rio de Janeiro)

- A emergência do estético em projetos de realidade cíbrida

Por Lucia Leão

Das 13h30 às 16h: Estratégias Criativas no século XX em Artemidia

Mediação: Guilherme Carboni (ECA-USP)

- A arte contemporânea entre os conceitos de espaço da obra e de espaço de acontecimentos

Por Carlos Zibel Costa (FAU-USP)

- Desafios pós-modernos de representações etnocêntricas e globalistas de espaços urbanos

Por Marcel Cornis-Pope (MATX-VCU, Richmond, EUA)

- Escrita, hipertexto e literatura na sociedade de investigação

Por Pedro Andrade

- Futurismo e expressão mediática

Por Bernardo Piciche (VCU, Richmond, EUA)

10 de agosto

PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

16h: Reconfigurando as humanidades na era da comunicação multimediática: o doutorado interdisciplinar em mídia, arte e texto na Virginia Commonwealth University

11 de agosto

Museu da Língua Portuguesa

Das 10h às 12h: O Projeto Cíbrido nas Linguagens Mediáticas

Mediação: Artur Matuck (ECA & PGEHA)

- Imanência, Emergência e Rede

Por Naira Ciotti

- Filosofias do pós-humano

Por Massimo Di Felice

- Ser editor, hoje: o século XXI e as novas tecnologias

Por Ana Cândida Costa e Raquel Matsushita

Das 13h às 15h30: Autoria e Leitura em Culturas Textuais

Mediação: Artur Matuck (ECA & PGEHA)

- O movimento futurista italiano considerado por Pirandello

Por Bernardo Piciche (VCU, Richmond, EUA)

- Interações entre autores e leitores através de comunicação em redes

Por Marcel Cornis-Pope (MATX-VCU, Richmond, EUA)

- O efeito da escritura: um novo sujeito

Por Philippe Willemart

16h: Palestra de Encerramento

Direito romano, Dante e o autor italiano na história literária

Por Bernardo Piciche (VCU)


12 de agosto

Museu de Arte Contemporânea, no campus Cidade Universitária, Universidade de São Paulo

Das 10h às 13h: Planejamento de projetos e publicações

Mediação: Artur Matuck (PGEHA-USP e ECA-USP)

Participação de: Marcel Cornis-Pope e Bernardo Piciche (VCU, Richmond, EUA); Pedro de Andrade (CAPP, Lisboa, Portugal); Guilherme Carboni e Veronica Galindez-Jorge (USP).

Serviço - 7º Simpósio Internacional de Artemídia e Linguagens Digitais - De 7 a 12 agosto de 2009

Vagas: 50 por evento

Participantes que freqüentarem pelo menos 75% das conferências receberão certificado.

Para confirmação da presença é necessário enviar e-mail, após cada sessão, para: actamedia7@gmail.com

Informações:

www.poiesis.org.br/casadasrosas ou pelo e-mail actamedia7@gmail.com

(11) 3285 6986

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Endereço: Av. Paulista, 37, próximo à Estação Brigadeiro do Metrô

Tels.:(11) 3285-6986 ou (11) 3288-9447

www.poiesis.org.br/casadasrosas

Estacionamento conveniado: Alameda Santos, 74

Museu da Língua Portuguesa

Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro

Telefone: (11) 3326-0775 E-mail: museu@museudalinguaportuguesa.org.br

Site: www.museudalinguaportuguesa.org.br

MAC USP Cidade Universitária

Rua: da Reitoria, 160 - Cidade Universitária

Tel.: (11) 3091.3039

PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, PUC-SP

Rua: Caio Prado, 102 – Consolação

Auditório, 1o andar

Mais informações para a imprensa:

Comunicare Consultoria de Comunicação – (11) 5594 4174

Adriana Cavalcanti – adriana@comunicareonline.com.br

Fabio Alberici de Mello – fabio@comunicareonline.com.br

Vivian Teixeira – vivian@comunicareonline.com.br




--
Artur Matuck =:-)
Associate Professor
School of Communications and Arts [ECA]
University of Sao Paulo [USP]
Graduate Program in Aesthetics and Art History [PGEHA]
Studio phone: 55-11-3667-9510
Cell phone: 55-11-82172-0194






--
Artur Matuck =:-)
http://www.actamedia.org/arturmatuck/
Associate Professor
School of Communications and Arts [ECA]
University of Sao Paulo [USP]
Graduate Program in Aesthetics and Art History [PGEHA]
Studio phone: 55-11-3667-9510
Cell phone: 55-11-82172-0194