Sunday, August 12, 2007

Maiakóvski no Teatro Studio 184 Leitura Dramática

Onde está Dmitri Beliaev? O tradutor de Mistério-Bufo, a divina comédia de Maiakóvski, que terá leitura dramática, nesta segunda-feira, 13 de agosto de 2007, no Teatro Studio 184, Praça Roosevelt 184, telefone 3259-6940. Viabilizado pelo Programa de Fomento ao Teatro, para o Círculo de Leituras, "Páginas da Revolução", que mostra textos importantes escritos por aqueles que que desejaram mudar o mundo em toda parte do mundo, continuam mudando em termos de posteridade, com sua forma revolucionária fazendo arte revolucionária.

A Musa editou festejante o Mistério-Bufo, em tradução competente do físico-poeta russo Dmitri Beliaev (a quem estamos procurando para essa leitura e dele não sabemos notícias, se viajou para o exterior, que ele saiba que o estamos chamando), pela primeira vez no Brasil, versão de 1918. É o teatro "profético-utópico" de Maiakóvski, sua divina comédia, Inferno, Paraíso, Terra Prometida. "Num novo Inferno não vamos parar?" Que os "homens de teatro encenem, os leitores leiam, os estudiosos estudem.

Misterija-Buff : " Mistério é que a revolução tem de grande, Bufo é o que ela tem de cômico", discursou o poeta ao apresentar a peça na Casa do Povo de Petrogrado. Em 1918 ele tinha 25 anos. Permanece o poeta jovem, o texto ainda jovem no seu frescor de atualidade na forma revolucionária e no conteúdo alegórico ao nosso tempo. Em que o diabo ao ouvir a narrativa dos Impuros quando estavam no Inferno, espantaram-se, concluindo que o próprio inferno parecia bem melhor do que o que ouvia sobre a vida degradada na Terra. Leitura para hoje, Maiakóvski.

Para um -- a rosca, para os outros -- o buraco dela
A república "democrática" é por aí que se revela.

Venham ao Teatro Studio 184, nesta segunda-feira, 13 de agosto de 2007.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Apareceu o Dima?

Sou amigo dele, ele esteve no meu casamento em Buenos Aires em 2004. Depois nos vimos algumas vezes em SP e faz mais de um ano que não tenho noticias.

Enrique Enrich
Montevideu

enriqueenrich@hotmail.com

Cel + 59 8 9880 1993

5:57 AM  
Anonymous Anonymous said...

Sim, provavelmente por isso e

10:25 AM  

Post a Comment

<< Home