Sunday, October 18, 2009

Ana Cândida Há muitas homônimas Sou Ana Candocha Opinião Própria

Ana Cândida, na web. Há muitas homônimas, com amigos no Sonico, etc. etc. Nenhum retrato sou eu. Minha cara não está na internet. O que está na internet é Ana Candocha Opinião Própria, sobretudo para falar de livros, mercado editorial, vícios e virtudes das compras governamentais de livros, ascos por apostilas calcadas em retalhos de livros, como já disse tudo o que se move dentro do ofício de selecionar, publicar e buscar a recepção de um livro pelo seu público e criar novos públicos. Sou adepta da chamada edição de criação, não de simplesmente fazer livros por demanda. Hoje qualquer um pode produzir sua autoedição. Não é tão fácil, pois editar é a arte da comunhão entre diversos profissionais ab ovo (desde a pré-concepção). Há muita coisa impressa por aí, são não-livros, sob que plataforma for. Não somente o livro de papel precisa de edição. Há escritores que também são editores, como Virginia Woolf e outros que conhecemos, alguém ao nosso lado que faz maravilhas.



Todas as homônimas não sou eu, portanto. Nunca irei namorar na web. Nem colocar meu perfil em chats de relacionamento. Não é o caso. Nem me apetece. Apetece-me a vida, a justiça e a crítica ao vício para que prevaleça a virtude social. Somos acossados dentro de nossas casas pelas espertezas do marketing de fachada para nos tirar os tesouros da boa existência para todos. Interessa-me o reino de Deus, que está dentro de nós. Proclamar a literatura, abolir a literatura pueril, falsa, e ampliar a literatura infantil, legítima. Ao desalento, contrapor talento.

Há gente que produz spam, pessoas que nos enchem as caixas da Quarentena com arapucas. Não abro. Não caio. Jogo fora com os vírus. Temo pela falta de cautela dos bons e indefesos. Eu sou um anjo com pele de demônio ou cordeiro com pele de lobo. Pois fico bem brava. Faço conjurações a essa gentalha como a demônios: Como podem criar tantos links maldosos, "Depósito feito", "Clique no link", após uma proposta atraente enganosa, ameaças, cantadas vulgares de mocinhas bestas e carinhas bobos, etc.? Fazem o Inferno para nós, mas eles cairão no fogo com a sua sanha e malandragem de desocupados cruéis.



Nome do meu blog: Ana Candocha Opinião Própria



Endereço do meu blog: http://www.anacandidacosta.blogspot.com/



Eu mesma não apareço nem mostrarei retrato. O que tenho sobre mim, falo de silêncio a silêncio.



Comento o difícil ofício de editora independente, nada romântico, pois prefiro ser uma escritora.

Mas disso vivo, disso gosto sim: ser editora e estar no mundo com os editores independentes, que hoje levantam sua voz no mundo inteiro. Eu tenho um blog para esta bandeira: levantar a voz do editor, deles (meus pares universais) e minha.


Ana Cândida, outras na web, são apenas homônimas e seus mundos com retratos ou sem retratos. Com todo respeito a elas, não sou elas. Mas elas me deram a humildade de saber que não sou tão única com este nome, combinação de dois nomes não tão rara.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home