Monday, April 21, 2008

De Sapo Apaixonado, Musa Ambulante e Devoradores

Três boas notícias em uma semana: O Sapo Apaixonado, do Donizete Galvão, no Estadinho de sábado, 19 de abril. Pelo Dia do Índio, pois reconta uma narrativa indígena que também remete a uma lenda popular do Sul de Minas Gerais, que o autor ouvia em Borda da Mata quando criança. As ilustrações de Mariana Massarani e os recursos gráficos das molduras da Raquel Matsushita e da Marina Mattos emolduram toda a matéria da página central do Estadinho. Procurei no site do Estadão e não encontrei o Estadinho listado entre os seus suplementos.

A segunda notícia é a presença de A Musa Ambulante na revista Nova Escola de abril e da Abril.
Este projeto que já consta do Viva Leitura, do Ministério da Cultura, desde 2005. Um incentivo a comprar livros. Seu slogan: "Livros, o consumo necessário". O hábito de ler passa também pelo hábito de comprar livros. Não é só comprar bonés e tênis de marca que fazem a cabeça das crianças. Pais responsáveis também compram livros para seus filhos, ao mesmo tempo que lhes dão aparatos eletrônicos. Nada exclui o livro e a impressão em papel. Tudo se complementa. Estou procurando patrocinadores para o projeto A Musa Ambulante, sobretudo entre a indústria automobilística, que não se arrependerá do resultado publicitário e de imagem positiva, pois Educação e Cultura juntas são notícia, além de um saudável exercício de responsabilidade social por meio civilizatório e elegante. Todos contra a barbárie.

A terceira notícia boa, o romance político-policial Devoradores, na lista dos lançamentos do caderno Idéias, do Jornal do Brasil, também neste sábado, 19 de abril. Tão depressa assim. A capa estampada e o comentário descritivo. No livro, Qualquer é um assassino disfarçado entre nós. Forçando as tintas da caricatura, lembra o treinamento que os bancos dão a seus funcionários, aqueles levados à inconsciência pela lavagem cerebral, para que seu modus operandi de tortura econômica possa ser exercitado contra a cidadania indefesa, pois leis iníquas confiscaram todo direito de defesa dos clientes. Estão matando a "galinha dos ovos de ouro" da produção responsável. São alvejados pelas costas, como Qualquer faz com suas vítimas levadas a passear ou em confiantes colóquios entre dois "amigos". O livro é emblemático, narra um momento histórico desde a Guerra Civil Espanhola, os anos 1964, 1968, a atualidade entre os sobreviventes, acontecimentos históricos e culturais, "os que amávamos tanto a revolução" não deixamos de amá-la, Bob Dylan ainda vive, enquanto o assassino promove sua vingança. Somente a rivalidade entre comunistas e anarquistas? Muito mais, a desumanização da política, da econonomia e da vida. Álvaro, um burguês comunista sobrevivente, sabia: "Qualquer mora ao nosso lado, escuta nossa música, bebe nosso vinho. Temos que agir e pôr a mão no pescoço deste traidor." "Vamos colher informações. Vamos para uma devassa, minuto a minuto, sobre nossas atividades, nossos trajetos, com quem andamos, quem nos viu no dia do assassinato de Rúbio... Eu sei que é constrangedor. Mas é pela nossa sobrevivência. Minha ideologia hoje é viver: a dele, nos matar. Temos que pegar Qualquer."(grifo meu).

Comecei este post para dizer que bancos, companhias telefônicas e imobiliárias nos desprezam, livros são desprezados, nossa atividade de relevância social é desprezada na prática. Esportes dão imagem para o marketing da companhia telefônica que faz fusões. Por que não fundir jogos e cultura? Livros e jogos. Músculos adestrados e cultivo da inteligência? Quem se importa conosco, com as editoras, com as edições realmente necessárias, trazendo textos de qualidade não apenas inutilidades vistosas? Não falo aqui dos verdadeiros e necessários livros de arte, mas de edições oportunistas com recursos das leis de incentivo. A elas, aspiro a um mecenato esclarecido.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi Ana tudo bem?
bom saber que a Musa esta indo bem, e espero que melhore a cada dia. Tambem veirei "blogueiro", entra la e comente tambem.
juma99.blog.terra.com.br
Abçs Henrique

12:07 PM  

Post a Comment

<< Home