Sunday, January 24, 2010

No aniversário de São Paulo Festa no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa

Hoje, 25 de janeiro, a Livraria da Travessa avança no seu exemplar projeto de aliada da bibliodiversidade. Já vira o destaque que a revista da Associação Nacional de Livrarias -- ANL deu ao fato, entrevistando Rui Campos, o livreiro da Livraria da Travessa (livrarias da Travessa). A revista ANL distingue em box vermelho plantado na foto do Rui, entre livros da loja, a declaração dele, que deveria ser a declaração de todos os livreiros, sobretudo aqueles novos livreiros do interior que abriram franquias e temem qualquer coisa além do óbvio da autoajuda e dos 30 mais vendidos (digo sinceramente que não me preocupo em ler as listas dos mais vendidos, nem sei quais são, que algumas vezes podem ser fruto de jabás e manipulações da vida mais esperta, prefiro a vida inteligente da diversidade dos longsellers aos best-sellers): "SOU A FAVOR DA BIBLIODIVERSIDADE". Um livreiro proclamar isto publicamente é toda a festa. A festa que acontecerá hoje com a inauguração da loja já existente na Rua do Ouvidor, centro do Rio de Janeiro, Travessa do Ouvidor, agora dedicada especialmente aos catálogos das editoras independentes e às editoras universitárias. O público, mesmo o das feiras de livros
, está pedindo diversidade. Eis o material que recebi sobre esta festa no Rio, neste aniversário de São Paulo:



--------------------------------------------------------------------------------
Patrocínio
Petrobras Brasil.gov Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura
--------------------------------------------------------------------------------
home overblog banco de cultura guia agenda perfis overmixter o que é ajuda overmundo.com.br/tag/ digite uma tag
home · agenda · rio de janeiro · travessa 1 – uma livraria para editoras independentes e universitárias. meu painel
publicar colaboração edição colaborativa colaborações recentes
--------------------------------------------------------------------------------
Veja também

--------------------------------------------------------------------------------

Travessa 1 – uma livraria para editoras independentes e universitárias., Rio de Janeiro, RJ · 25/1
Sheila Gomes · Rio de Janeiro (RJ) · 20/1/2010 18:51 · nenhum ·
1
overponto
Livraria da Travessa - RuiTravessa 1 – uma livraria para editoras independentes e universitárias. Grandes livros e muito futuro

Aviso na fachada da primeira Livraria da Travessa, no Centro do Rio, resume a nova filosofia da loja

Desde o final de 2009, a rede de lojas Livraria da Travessa adotou novo perfil em sua loja original, na Travessa do Ouvidor, no Centro do Rio de Janeiro, privilegiando as editoras independentes e universitárias. Nos 250m2 da Travessa 1 já é possível encontrar livros que de uns tempos para cá só eram comprados através de sites especializados. Para comemorar a mudança, está programada uma festa, das 11h30 às 20h, no dia 25 de janeiro, aliando música e literatura.

Bibliodiversidade é o conceito por trás desta mudança estratégica adotada pela Livraria da Travessa. A rede percebeu a crescente e constante demanda por títulos com poder de vendas a curto prazo menores do que os inúmeros Best Sellers que inundam as prateleiras do país. É o reconhecimento da força dos chamados Long Sellers, Forever Sellers ou Slow Sellers (que vendem a longo prazo, sempre ou aos poucos).

Entenda-se por bibliodiversidade a saudável e necessária variedade de títulos à disposição dos leitores. É a diversidade cultural aplicada ao mercado editorial, hoje concentrado pela superprodução que favorece a predominância e visibilidade de alguns grandes grupos editoriais.

Para marcar tal mudança, a Travessa 1 programou um dia inteiro de festa. Na segunda-feira, dia 25 de janeiro, as atividades terão início às 11h30, com a atriz Betina Kopp declamando poemas. Ao meio-dia, os livreiros antigos da livratria farão uma ‘lavagem’ da estátua do músico e compositor Pixinguinha, situada quase na porta da loja. Logo em seguida haverá uma apresentação de chorinho com o grupo Flor na Lapela e, às 17h30, bate-papo informal com Carlos Monte, ex-diretor da Portela e autor do livro “A Velha Guarda da Portela”, da editora Manati; e Nei Lopes, compositor, cantor e escritor, com trabalhos associados à cultura africana. O encerramento da comemoração será show do trio Subindo a Ladeira.

O projeto é um investimento da Livraria da Travessa e de dois aliados de peso: a LIBRE (Liga Brasileira de Editoras) e a ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). As duas associações reúnem mais de 200 pequenas e médias editoras, efetivamente agentes e defensoras da diversidade editorial.

O atendimento especial – marca registrada da Travessa – aliado ao olhar diferenciado para o que acontece no mercado editorial fará da Travessa 1 o espaço ideal para a difusão de novas ideias, agitação cultural e pluralidade do setor.



PROGRAMAÇÃO DIA 25 DE JANEIRO DE 2010

11h30 – Poemas por Betina Kopp
12h – Lavagem da estátua de Pixinguinha
12h30 – Chorinho com o grupo Flor na Lapela
17h30 – Bate-papo com Carlos Monte e Nei Lopes
19h – Show do trio Subindo a Ladeira


tags: Rio de Janeiro RJ shows-e-festivais


onde fica
TRAVESSA 1
Endereço: Travessa do Ouvidor, 17 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: 3231-8015
Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h

quando ir
25/1/2010, às 11:30h
quanto custa
Gratuito
website
www.armazemcomunica.com.br / www.twitter.com/armazemcomunica
contato
Assessoria de Imprensa – Armazém Comunicação
Telefones: 21. 3874-7111 / 2294-8929
Atendimento: Sheila Gomes – sheila@armazemcomunica.com.br





enviar versão para impressão

Nenhum comentário até agora



--------------------------------------------------------------------------------


Adicione seu comentário: para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.









--------------------------------------------------------------------------------
Creative Commons
sobre termos de uso privacidade créditos expediente bugs realização: Instituto Overmundo

0 Comments:

Post a Comment

<< Home